eTwinning


O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A Ação eTwinning foi criada, em 2005, para dar aos professores a oportunidade de trabalharem colaborativamente, aprenderem uns com os outros, partilharem pontos de vista e terem oportunidade de frequentar eventos de desenvolvimento profissional.

O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

A Ação é dirigida a todas as escolas europeias, de todos os ciclos e níveis de ensino, regular ou profissional, públicas ou privadas, que se inscrevam no Portal ESEP | eTwinning. Os professores destas escolas ficam habilitados a elaborar e a desenvolver projetos que envolvam alunos e docentes e, eventualmente, órgãos de gestão. A finalidade é promover a participação de um número alargado e crescente de turmas em atividades conjuntas com outras escolas, privilegiando a dimensão multilíngue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares. (in https://www.etwinning.pt/site/etwinning)

Projeto eTwinning - ano letivo 2023/2024

Este ano letivo a turma A do 4º ano participa no projeto eTwinning "Think Globally, Act Locally" (consultar Twinspace do projeto). 

 Este projeto centra-se na abordagem de aprendizagem baseada em projetos para o ensino da língua inglesa. Todas as atividades deste projeto estão totalmente integradas ao ensino da língua inglesa. Os alunos explorarão o mundo real enquanto aprendem inglês na escola, mobilizando também conhecimentos adquiridos em Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos serão participantes ativos e poderão compartilhar as suas ideias com base nos temas propostos pela equipa. Todas as tarefas do projeto promovem a colaboração e integração entre os parceiros do projeto. O principal objetivo deste projeto é tornar o nosso dia a dia e a escola mais verdes. Mas também desenvolver competências de ensino do século XXI, incluídas no PASEO: pensamento crítico, criatividade, colaboração, inovação e comunicação. Ao trabalhar neste projeto, alunos e professores aumentam a sua competência linguística, incentivam o pensamento crítico e, acima de tudo, serão convidados a expressar-se de forma criativa. Cada tarefa promoverá a forma de proteger o ambiente e tornar as nossas casas, escolas e comunidades locais mais ecológicas. O objetivo é investigar as questões ambientais e sociais nas nossas escolas e comunidades e resolver ou melhorar esses problemas.

Construção de um "Hungry Paper Monster"

A primeira atividade delineada por todos os parceiros do projeto, foi tornar a sala de aula mais ecológica! Os alunos decidiram criar um Hungry Paper Monster para reciclar papel e colocaram em prática a sua imaginação e criatividade. Foi uma atividade muito engraçada. Os Hungry Paper Monsters criados por todos os alunos parceiros foram colocados num Wakelet colaborativo

Tornar a sala de aula mais bonita e com ar mais puro: Indoor plants in the classroom

Os alunos propuseram decorar as salas de aula com plantas. Foi decidido que usariam vasos com material reciclável ou dar uma nova vida a outros materiais que serviram de vasos. Os alunos do 4.º A decidiram plantar suculentas para decorar a sala de aula. Adoraram plantar as suculentas e mexer na terra. Foi muito divertido. Esta atividade dinamizada por todas as escolas parceiras foi apresentada através de um Genially colaborativo.


Resoluções para o Ano Novo  -  New Year's resolutions: Word Clouds

Em janeiro foi decidido criar uma nuvens de palavras usando a ferramenta digital Word Art. Os alunos utilizando o seu kit digital refletiram e pensaram que medidas irão adotar para proteger o meio ambiente. As Word Clouds foram colocadas num Lino.it de todas as escolas parceiras. 

Celebração do Dia da Internet Segura "Safer Internet Day" - dia 6 de fevereiro

Os alunos visualizaram uma apresentação sobre o impacto negativo dos telemóveis no meio ambiente criada pela professora Agnès Ponsart. Após a visualização, os alunos debateram os aspetos negativos dos SmartPhones. De seguida, os alunos na ferramenta digital Canva e com os seus kits digitais, colaboraram na criação de um poster com 5 ações para reduzir o impacto dos telemóveis no meio ambiente. Foi um trabalho colaborativo

Os alunos também aprenderam e falaram sobre eSafety (segurança na internet e comportamentos adequados a ter online). No final responderam a um questionário no Forms sobre eSafety. 

Collaborative Lesson: "Why do we recycle Paper?" ( Porque razão reciclamos o papel?)

Os alunos visualizaram uma apresentação criada pela professora Tina Paràc sobre a importância da reciclagem do papel e as etapas da reciclagem. Após a visualização realizaram umas fichas de trabalho e responderam a um Kahoot criado para o efeito. Estas atividades foram reunidas num Wakelet. 

Celebração do Dia da Água "Water Day" dia 22 de março

Para celebrar o Dia da Água, os alunos visualizaram uma apresentação sobre a importância da água e que medidas devemos adotar para poupar água. Fizeram algumas fichas de trabalho e fizeram uns vídeos que demonstram como poupar água. No final fizeram a avaliação desta atividade. No dia 22 de março um Engenheiro do Concelho de Baião que trabalha numa estação de tratamento de águas e águas residuais - ETA e ETAR - esteve presente na nossa escola para falar da importância destas estações para tratar a água que vai para os rios e a sua importância para o ecossistema. 

Para celebrar este dia outras escolas parceiras dinamizaram passeios e visitas a rios, atividades que foram apresentadas num Genially colaborativo. 

Celebração do Dia da Terra "Earth Day", dia 22 de abril

O Dia da Terra foi comemorado no dia 22 de abril com várias atividades. Os alunos visualizaram uma apresentação sobre o nosso Planeta Terra e como o proteger da poluição e comportamentos simples que todos podemos adotar para contribuir para a melhorar o meio ambiente. Foram mobilizados conhecimentos adquiridos em Cidadania e Desenvolvimento.  Todas as atividades foram apresentadas num Genially colaborativo.

Plantação de uma árvore no jardim da Escola: tangerineira

Todos os parceiros plantaram árvores no jardim das suas escolas. Os alunos tomaram consciência da importância das árvores no nosso planeta e meio ambiente. A turma do 4.º A plantou uma tangerineira - a tangerine Tree. Os alunos estiveram diretamente envolvidos na plantação e responsáveis pela rega da árvore. 

Num Genially colaborativo todas as escolas parceiras colocaram imagens e vídeos desta atividade. 

Receitas com sobras de alimentos e refeições - Leftover recipes

Os alunos visualizaram uma apresentação sobre desperdício alimentar, que tem tomado proporções muito grandes hoje em dia. De forma a evitar este desperdício os alunos de todas as escolas parceiras foram desafiados, com a colaboração dos pais e encarregados de educação, a criarem receitas com sobras de refeições e alimentos. Estas receitas foram compiladas num eBook criado na ferramenta StoryJumper e os vídeos colocados num padlet colaborativos. Os alunos do 4.º A apresentaram estas duas receitas.

Celebração do Dia do eTwinning: 9 de maio

No dia 9 de maio comemora-se o Dia da Europa e também é o Dia do eTwinning. Neste dia foram realizadas várias atividades para comemorar este dia com a pintura de desenhos.  

Celebração do Dia Mundial do Ambiente "World Environment Day" dia 5 de junho

No Dia Mundial do Ambiente os alunos de todas as escolas parceiras realizaram várias atividades. Os alunos do 4.ºA visitaram a horta pedagógica do Clube Eco-Escolas do nosso Agrupamento. Os alunos gostaram muito de visitar a horta e aprender que produtos hortícolas crescem na horta. Depois regaram as árvores do jardim, as plantas na sala de aula, fizeram desenhos e cantaram uma canção sobre reciclagem partilhada pelos nossos parceiros. As atividades dinamizadas por todas as escolas parceiras foram reunidas num Wakelet colaborativo. 

Um dia de recolha de lixo no recreio e jardim da escola "A trash picking up Day"

Uma proposta das Eco-Class Committees foi escolher um dia e fazer recolha de lixo no recreio e jardim das escolas. Esta atividade colaborativa foi muito importante, pois os alunos tomaram consciência do lixo que existe e é deitado para o chão, da importância da colocação do lixo nos contentores e de fazer a correta reciclagem do papel e plástico. No Wakelet podemos ver as atividades dinamizadas nas escolas parceiras. 

Reuniões Online "Online Meetings"

Realizaram-se reuniões online para delinear atividades e no final do ano letivo para desejar umas boas férias. 

"Farewell party" votos de todos os parceiros do projeto colocados num padlet. 

Avaliação do projeto 

O projeto foi sendo avaliado ao longo do seu desenvolvimento de forma a melhorar e aprimorar as atividades que foram desenvolvidas. No final foi avaliado pelos alunos, professores e encarregados de educação que acompanharam o projeto.

Foi criado um Wakelet com a análise das avaliações realizadas. Avaliação do projeto

Certificados dos Alunos e Professores

Disseminação do projeto

De forma a disseminar o projeto foi publicado um artigo na Newsletter de maio do nosso agrupamento com as atividades para toda a comunidade escolar. Na Classroom da turma foram publicadas as atividades para que os professores e encarregados de educação pudessem acompanhar o projeto. Na sala de aula foram colocados os trabalhos dos alunos.   

O projeto está concluído e finalizado. Todos os alunos e parceiros realizaram um excelente trabalho, em que houve uma total colaboração e cooperação. Foi criado um Website que reúne todas as atividades colaborativas. Foi realizada no dia 30 de junho de 2024 a Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning. 

Em conjunto foi realizado um vídeo final colaborativo com todas as atividades realizadas ao longo do projeto. 

O projeto eTwinning "Think Globally, Act Locally" recebeu no dia 07 de outubro de 2024 Selo Nacional de Qualidade eTwinning. Parabéns à turma do 4.ºA pelo trabalho realizado durante o ano letivo 2023/2024. Estão todos de Parabéns! 



"Projetos eTwinning no AESB"

No 1º ciclo, no âmbito da disciplina de Inglês, têm sido desenvolvidos vários projetos eTwinning no nosso Agrupamento desde 2019. Estes projetos foram desenvolvidos de forma colaborativa, envolvendo alunos e professores de vários países europeus. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender e conhecer novas realidades e culturas com recurso às tecnologias e ferramentas digitais. Os projetos até agora desenvolvidos tiveram todos o reconhecimento nacional pela Organização Nacional de Apoio eTwinning, recebendo Selo Nacional de Qualidade eTwinning. Dois projetos tiveram reconhecimento Europeu, recebendo o Selo Europeu de Qualidade.  

 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora